Sobre o Curso

Identificação

Denominação: Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
Total de vagas anuais: 100 (Cem)
Número de alunos por turma: 50 (cinquenta)
Turnos de funcionamento: 02 (dois) matutino e noturno
Sistema de Ingresso: vestibular anual

Regime de matrícula: Seriado Semestral
Carga horária total do curso: 2.060 (duas mil e sessenta) horas
Integralização de carga horária do curso: mínimo: 5 semestre, máximo: 9 semestres.

Objetivos e Finalidades do Curso

O objetivo deste curso é formar profissionais de nível superior na área tecnológica, com ênfase na teoria geral e na concepção, projeto, implantação, suporte e gestão de serviços e ambientes de TI, atuando como um solucionador de problemas em tecnologia da informação e norteando os investimentos das empresas nesta área.

Construir, juntamente com o educando, o seu raciocínio lógico, desenvolver o seu senso crítico, o respeito ao próximo e à vida em sociedade.
Despertar e valorizar o espírito empreendedor do educando, incentivando-o na realização de trabalhos inovadores.

Capacitar profissionais para o planejamento e gestão da infra-estrutura tecnológica das empresas orientando sua aplicação tanto no ambiente organizacional interno quanto no ambiente externo.

Desenvolver competências para a tomada de decisão estratégica sobre a adoção de tecnologias da informação alinhadas com as necessidades do negócio.

Caberá a este profissional a responsabilidade de compreender as características de uma empresa e propor a melhor solução automatizada para o crescimento de seu negócio. Para tanto precisa absorver conhecimentos teóricos e práticos que o capacite a construir soluções nas áreas de comércio, serviço, indústria e governo.

As unidades curriculares estão estruturadas de forma a proporcionar todo o suporte criativo ao aluno na construção e gestão de soluções de TI com completos fundamentos de gerenciamento de Banco de Dados, Redes de Computadores e Gestão de serviços de TI. Este profissional poderá trabalhar ainda como consultor atendendo desde pequenos comércios até grandes corporações. Poderá ainda ser um empreendedor na área de informática oferecendo serviços de TI aos segmentos produtivos da região.

São objetivos, ainda deste Curso, formar profissionais que além do conhecimento técnico em sua área de formação seja um profissional comprometido com os valores humanos e sociais contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Comprometido com o uso da tecnologia em beneficio do Homem e do meio onde está inserido.


Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação formará um profissional com conhecimento de tecnologias e práticas de gestão para atuação no mercado de trabalho desenvolvendo e executando soluções informatizadas. Assim, a área de atuação deste profissional engloba planejamento, implantação, controle, administração e manutenção de ambientes informatizados, compreendendo sua infra-estrutura física e lógica.

Os conteúdos desenvolvidos neste Curso, deverá formar um profissional capaz de atuar com eficiência em empresas e organizações públicas e privadas em atividades que envolvam o uso estratégico da tecnologia da informação e desenvolver competências para:

* Propor soluções de Tecnologia da Informação para apoiar a aquisição de equipamentos e serviços, análise e apoio a decisão na área;

* Liderar equipes no desenvolvimento de projetos de infra-estrutura de TI;

* Identificar métodos, técnicas e ferramentas para a implantação de soluções de TI;

* Aplicar técnicas de gestão para o setor de Tecnologia da Informação

* Atuar no mercado como empresário ou consultor, desenvolvendo e propondo soluções de TI;

* Fazer diagnóstico da infra-estrutura tecnológica da empresa para a implantação de soluções de TI visando o incremento de seu negócio;

* Conhecer as tecnologias mais atuais em sua área, atuando em organizações e empresas que necessitem alcançar novos mercados através da implantação de soluções informatizadas;

* Terá a capacidade de analisar os produtos, serviços ou recursos mais adequados para atender aos objetivos a serem alcançados.

* Utilizar conhecimento de logística empresarial, para otimização de rotinas e procedimentos na circulação de produtos e informação.

MATRIZ CURRICULAR

Última atualização: quinta, 20 dezembro 2012, 18:11